Rafucko e o Brasil sem maquiagem

rafucko

Confesso que também parei na imagem acima, o preview do vídeo Brazil Without Makeup, feito pelo humorista carioca Rafucko. Mas cedi ao impacto inicial e resolvi dar uma chance – felizmente. O que assiste-se abaixo é uma crítica em inglês ao final das Olimpíadas de Londres no ano passado, quando Rafucko disseca o verdadeiro significado do trecho em que o Rio de Janeiro, sede dos próximos Jogos Olímpicos, é celebrado com garis sambistas, Marisa Monte Iemanjá e um grupo de índios. Excelente, veja abaixo:

Quando achei que Rafucko fosse desconhecido para mim, lembrei que já o havia visto no URBe, parodiando os três candidatos a prefeito no Rio em esquetes memoráveis (veja aqui). Ele não só escreve como atua e é um senhor autor de personagens, uma fama brasileira que havia sido esquecida. Caio em seu site para descobrir um manancial de ótimos vídeos com boas audiências, alguns deles construídos colaborativamente, como o ótimo Ditadura Gay abaixo, feito a partir de uma série de tweets com a hashtag #ditaduragay:

O vídeo sobre a cerimônia do final das Olimpíadas é o primeiro de uma série em que Rafucko decidiu contar a verdade sobre nosso país em um inglês carregado de sotaque brasileiro – o Brasil Without Make-Up tem seu próprio site e página no Facebook. Talvez tenha sido a melhor hora para conhecer um talento em ascensão. Só lamento ele não ter posto uma versão em português (mesmo legendas em nosso idioma) no vídeo, porque tem muita coisa que ele diz que ainda tem de ser ouvida por nós mesmos. E como nosso complexo de vira-lata nos faz prestar atenção melhor em algo quando é dito em outro idioma…

E no fim você até esquece a maquiagem bizarra que o deixa com cara de caricatura da Annie Lennox no primeiro vídeo para constatar que também foi guiado pela cultura de aparências e inversões de papéis tão cara à cultura do nosso país e descobre que há parte do futuro do humor brasileiro já está entre nós. Bom trabalho, Rafucko, vai na fé.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Juliana disse:

    Tem legenda!! É só colocar para ativar na barra do youtube!!

  1. 05/02/2013

    […] Você não conhece o Rafucko? […]