Quase mil Peel Sessions online

john-peel

Um dos personagens mais importantes dos bastidores da história do rock, o jornalista, DJ e radialista inglês John Peel estava sempre buscando novidades na música pop a partir de seu programa na emissora Radio 1, da BBC. Desde o final dos anos 60, ele foi um dos primeiros a dar atenção a fenômenos musicais como o rock psicodélico, o rock progressivo, o punk, o pós-punk, o dub e o indie rock, entre outros e desde o início dos anos 70, apresentava estes novos artistas em gravações ao vivo nos estúdios da rádio que, aos poucos, ficaram conhecidas como Peel Sessions, chegando a se tornar inclusive discos oficiais de vários grupos clássicos, lançados como EPs pelo selo Strange Fruit, do próprio Peel.

Foram mais de quatro mil sessões em 37 anos, com mais de dois mil artistas diferentes, incluindo nomes como Bob Marley, Syd Barrett, Kinks, Thin Lizzy, Nick Drake, Roxy Music, T-Rex, Buzzcocks, Can, David Bowie, Roxy Music, Joy Division, Gang of Four, Specials, Slits, Wire, New Order, Elvis Costello, Cocteau Twins, XTC, Cure, Smiths, The Fall, Big Black, Echo & The Bunnymen, Nirvana, Jesus & Mary Chain, Sonic Youth, Fairport Convention, Happy Mondays, Pulp, Elastica, Mogwai, Galaxie 500, Breeders, Four Tet, Mercury Rev, Pavement, Ween, PJ Harvey e muito mais.

Como boa parte destas sessões estava no YouTube, o blogueiro inglês Dave Strickson deu-se ao trabalho de reunir o link para quase mil delas em seu site. É música que não acaba mais – um senhor trabalho, que o próprio Strickson promete seguir alimentando… Eis algumas pérolas:

Tudo lá no site do Strickson.

Você pode gostar...