O último disco do Spiritualized?

spiritualized-and-nothing-hurt

Depois de passar o início do mês resetando sua máquina de mídias sociais com códigos morses e vídeos sem rosto, Jason Pierce anuncia o laçamento de And Nothing Hurt, o oitavo disco de sua catedral musical Spiritualized, e, segundo o próprio, a despedida de seu grupo de space noise gospel. Ele publicou um texto explicando o novo trabalho no site da gravadora Fat Possum:

“Fazer este disco sozinho me deixou mais doido do que qualquer outra coisa que eu já tinha feito antes. Estávamos tocando nestes grandes shows e eu realmente queria capturar o som que estávamos fazendo, mas sem os recursos para fazê-lo, eu tive que achar uma forma de trabalhar dentro das minhas restrições do dinheiro que eu tinha. Então comprei um laptop e fiz tudo num quarto pequeno em casa…

O principal para mim era tentar fazer soar como se fosse uma sessão de estúdio. Há trechos em que fui para um estúdio gravar – principalmente bateria e percussão. Quer dizer, não dá pra subir um tambor tímpano pelas escadas da minha casa. Quando tive que aceitar a forma que iria fazer o disco, assumi que iria fazê-lo soar como Lee Perry – voando por diferentes ângulos, tudo extraordinário e sem alta tecnologia na construção. Mas eu era novo em relação àquilo tudo, eu tinha todo o tipo de atalho que as pessoas têm quando fazem discos – eu apenas sentei ali por semanas… Meses… Mexendo com todas as camadas para cima pouco a pouco, tentando fazer tudo soar bem…

Com um tanto de tentativa e erro, encontrei formas de fazer algo que era muito simples, se você tem os recursos. Eu passei duas semanas ouvindo discos de música clássica e tocando o acorde que eu queria em minha guitarra. Quando eu encontrava algo que se encaixava no que eu queria, eu sampleava aquele trecho e ia para o próximo acorde para encaixar aquele outro. Foram semanas tentando juntar algo e empilhar sons de cordas convincentes. Mas, para ser honesto, tudo que eu queria era alguém que viesse tocar a sua parte e trazer sua própria pequena contribuição para o disco.”

Ele confirmou o que já vinha dizendo em entrevistas anteriores, que seu próximo disco seria o último do Spiritualized:

“Eu fui bem sincero sobre isso e ainda acho que seja o caso. É muito trabalho pesado. Eu ficava completamente louco por muito tempo. Não é que não vá voltar, é que estou bem agora… É tão difícil fazer um trabalho desses por sua própria conta. É como se eu estivesse me forçando ao limite da loucura, não vai dar certo. Acho que o grande objetivo é fazer algo que valha a pena todo aquele tempo e esforço. E quando mais tempo e esforço, mais o objetivo aumentava. E o que era incrivelmente positivo em relação ao disco é que iremos tocá-lo ao vivo. É sempre a coisa mais feliz; esta coisa incrível que parece te fazer atravessar o teto.”

A capa do disco (que abre o post) e a ordem das faixas (no final) foram anunciadas junto com duas novas músicas: a belíssima “Perfect Miracle” e a singela “I’m Your Man”, que também ganhou clipe:

O disco será lançado em setembro e já está em pré-venda.

“A Perfect Miracle”
“I’m Your Man”
“Here It Comes (The Road) Let’s Go”
“Let’s Dance”
“On the Sunshine”
“Damaged”
“The Morning After”
“The Prize”
“Sail on Through”

Você pode gostar...