O começo do fim do Pink Floyd

endless-river

O que sobrou do Pink Floyd volta a dar sinal de vida. David Gilmour e Nick Mason postaram nessa semana o primeiro trecho do último álbum, um picote de 30 segundos de um aparente longo solo de guitarra que prenuncia o quase-póstumo The Endless River.

Quase-póstumo porque o disco é uma espécie de último suspiro possível do grupo, que foi no baú do fraco Division Bell, do início dos anos 90, para resgatar teclados inéditos do falecido Rick Wright e tentar tirar daí um disco novo. Felizmente instrumental (embora a esposa de David, Polly Samson, tenha conseguido emplacar uma música com letra, “Louder Than Words”), o disco parece ser antecipar um obituário ainda em vida para a banda, que provavelmente vai aproveitar a deixa para excursionar mais uma vez os velhos clássicos.

O tom do disco é quase ambient, com a guitarra mestra de Gilmour derretendo-se bluesy como sempre, também felizmente (ouça abaixo), embora uma faixa chamada “Autumn’68” (referência óbvia ao hino “Summer’68″) possa causar uma curiosidade seguida de calafrio. O disco também sairá em vinil (duplo, claro) e terá uma versão deluxe cheia de extras em áudio e vídeo.

Depois disso só resta Gilmour e Roger Waters refazerem as pazes e singrarem juntos mais uma vez tocando cada um dos discos, na íntegra. Mas isso é utopia, como também foi utopia imaginar que, até a morte de Wright em 2008, uma volta do grupo com a formação heróica.

Abaixo, a ordem das músicas de Endless River.

Lado 1
1. “Things Left Unsaid”
2. “It’s What We Do”
3. “Ebb and Flow”

Lado 2
1. “Sum”
2. “Skins”
3. “Unsung”
4. “Anisina”

Lado 3
1. “The Lost Art of Conversation”
2. “On Noodle Street
3. “Night Light”
4. “Allons-y (1)”
5. “Autumn’68”
6. “Allons-y (2)”
7. “Talkin’ Hawkin'”

Lado 4
1. “Calling”
2. “Eyes To Pearls”
3. “Surfacing”
4. “Louder Than Words”

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. 29/09/2014

    […] trinta segundos de Endless River, o disco novo que David Gilmour e Nick Mason vão lançar sob o nome de Pink Floyd, desta vez enfatizando a participação do tecladista Rick Wright, morto em 2008, cujos registros […]