O ano vai chegando ao fim…

E organizei a lista completa dos melhores discos de 2011 num post só, pra quem tem preguiça de ficar voltando muito pra trás. Vou fazer pequenas resenhas de cada um deles no decorrer da semana que vem, mas em cada um dos links dá para ouvir o disco citado.

Eis uma grande novidade do ano que termina hoje – boa parte da música que foi registrada, lançada e ouvida esse ano aconteceu online, em streaming, não apenas através de downloads, que dizer em mídia física. E metade das playlists vêm dos Soundclouds oficiais dos artistas, enquanto a outra metade é composta por playlists feitas por fãs no YouTube. De qualquer forma, dá pra ouvir quase todos os discos citados na íntegra e online. É uma mudança e tanto de paradigma, apesar das grandes gravadoras (quantas são hoje? Três? Duas?) ainda terem poder, de muita gente ainda comprar disco e do iTunes ter chegado ao Brasil quase 10 anos depois de lançado. E, mais importante do que para o mercado, é uma mudança ainda mais foda para o artista, que começa a desovar a própria produção online sem ter que ficar esperando quem venha bancar seus projetos.

Aproveitando a deixa, eis a lista das 75 melhores músicas de 2011 (num MP3 só) e já já eu faço um microbalanço do ano – além de subir o último Vinteonze e um Vida Fodona especial de réveillon. Güentaê.

Você pode gostar...