Marechal 2017 e a pós-verdade

, por Alexandre Matias

marechal-2017

“DISCO, CD, ALBÚM… Como quiserem chamar, finalmente saiu a matéria do mais legitimo lírico. Apreciem sem moderação #VVAR”, diz a descrição do vídeo postado pelo canal #VamoVoltarARealidade, criado em janeiro deste ano e que também conta com as músicas divididas em vídeos distintos. São treze faixas conhecidas do público do MC Marechal (entre eles, todo o hip hop brasileiro) enfileiradas como uma coletânea de músicas que não haviam sido oficializadas em disco, traçando a trajetória dos últimos dez anos de um dos principais MCs do país, que nunca havia lançado seu primeiro disco – até agora.

Ou seria mais uma provocação? O disco foi “lançado” novamente no dia primeiro de abril, exatamente um ano após ele lançar a faixa de mesmo nome, que abre o novo disco. “Primeiro de Abril” – a música – consolidava o primeiro disco de Marechal como material mitológico, ele mesmo ironizando a espera e a própria produção logo nos primeiros versos. Se #VamoVoltarARealidade é de fato seu disco de estreia, ele usa o momento para lançar para o grande público um conjunto de faixas que resumem a ideologia que vem alimentando nos últimos anos, batizada com o nome desse disco “pra tirar menor do 12 pra dar uma lida”, como disse em sua participação na provocadora “Quem Tava Lá?“, do Costa Gols, uma das melhores músicas do ano passado justamente pela presença do velho Marechal. Quando conversei com ele no ano passado, ele garantiu que o disco saía em março. Errou por um dia, não mentiu.

Mas será que é o primeiro disco dele mesmo? Será que a coletânea é mais um jogo de cena? Mais um despiste, mais um drible, mais um jogo de espelhos deste jovem mestre das palavras. “DISCO, CD, ALBUM…”, nem sabemos ao certo se foi ele mesmo quem disse isso. Pós-verdade? Marechal ri disso tudo faz tempo.

Atualização 13h30: o próprio acaba de me responder via Instagram que ainda não é o disco dele… Segue a espera.

Tags: