Eu quero as Circo




“Essa juventude de hoje em dia” não deve se lembrar, mas nos anos 80, a revista Circo, editada pelo Luiz Gê e pelo Toninho Mendes funcionava como um contraponto “sério” às outras revistas da editora que a batizava (primeiro a Chiclete com Banana de Angeli, depois a Geraldão do Glauco e finalmente a Piratas do Tietê do Laerte). Além de, ao lado da Animal do Rogério de Campos (que lançou um livro, preciso ler), trazer para o Brasil algum vestígio do que estava acontecendo no quadrinho internacional do resto do mundo que não fosse Mônica, Disney, Marvel ou DC, a revista ainda funcionava como tela em branco para histórias mais longas e sem personagens fixos, terreno em que Gê era mestre e onde Laerte podia começar a mostrar que era mais do que um bom criador de personagens. O lance é que as minhas Circo que eu comprei nas bancas da W3 em Brasília nos anos 80 estão caindo aos pedaços e eu não tenho paciência pra comprar revista em sebo. Ninguém sabe onde eu acho isso, não?

Você pode gostar...

20 Resultados

  1. Strat disse:

    Eu tenho algumas edições. O foda é que não sei se estão no interior ou se escafederam-se na poeira do mofo… Qdo for lá, procuro. Se achar, te aviso – ou subo um pdf. abs

  2. IRA disse:

    hello, A.
    The Rogério de Campos link didn’t work for me, but I found this interview with a cover illustration
    http://www.thethirdnipple.com/panacea/10anos/36/rogerio/rogerio.htm
    M_u

  3. Danilo Bocchini disse:

    Fala Alexandre! Tenho duas Circo, herdadas de um tio, justamente essa “impulsos animalescos” e a dos “mutantes andróides”. Para mim foi um achado, nasci a princípio da década de 80 e desde que comcei a ler quadrinhos a sério (superada a fase turma da mônica), nunca tinha visto uma revista dessa época que publicasse material de tanta qualidade. Inclusive em uma delas há uma ótima história do Crumb. Provável que essa revista só se encontre naqueles sebos obscuros, onde um infeliz foi obrigado a jogar fora a caixa de HQ’s que a mulher acusava de juntar pó e ter cheiro de mofo em troca do resgate do casamento.

  4. caco disse:

    Caramba! se voce achar posta depois aonde vc achou!
    Outra que eu gostava muito era a Revista Animal (Feio, Sujo e Mal) que tinha o Ranxerox.
    Abrs

  5. Berenice disse:

    http://www.estantevirtual.com.br

    não sei se vc vai achar a coleção completa, mas tem bastante volumes e os livreiros costumam cuidar com carinho dos materiais. vale a pena dar uma fuçada.

  6. Lou disse:

    Luiz Gê era o cara. Outro nível de quadrinhos (Palhares!!!!, Kid Senil e os darkinhos…). Os palhaços mudos do Laerte que, se fosse esse um mundo justo, já teriam o seu próprio desenho animado. Tenho um ou outro exemplar intacto que as traças, talvez por respeito (pois minhas traças só traçam filé), deixaram.
    Mas, você está louco? Me desfazer? Só se fosse pela coleção de todos os encartes da Chiclete, o JAM (lembra?). Aquilo era muito louco, Lacaz, Grilo…

  7. Lou disse:

    Agora, minhas ANIMAL estão zero bala, pena que não tenho todas…

  8. Maíra disse:

    Cara, é porque você mora em São Paulo mas no Rio eu sei da Luzes da Cidade na Voluntários da Pátria. Na estante virtual deve dar pra achar facinho: http://www.estantevirtual.com.br/
    Boa sorte.

  9. arielcardeal disse:

    pô cara!

    Minha mãe tem duas: Anarquia em Rock City, com um “conto” do Moebius e essa com a capa das galinhas.

    Eu já li as duas, então sei o valor que tem.
    Vendo não, a não ser que tu tá pagando bem!
    ;D

    abraço

  10. fala matias! eu tenho a coleção completa da Circo em estado bastante razoável. e da Animal também. vc quer pra ler só ou pra digitalizar? enfim, se quiser me passa um email e a gente conversa. abraço!

  11. Mashed_up disse:

    wow! this is an active place
    lots of comments, lots of portuguese for me to learn
    I may be returning with vocab questions, see you all,
    IRA in Manhattan, NYC

  12. sergio disse:

    Essa estante virtual se deu bem com essse post… vou procurar as animal la . vlw!

  13. Porro disse:

    Porra eu tenho algumas dessas CIRCO! eram incríveis e eu era criança lendo issoo. adorava RANXEROX.

    E na facul anos depois tive aula com o Luis Gê! hahaha altamente odiado pela turma mas um ótimoooo professor.

  14. Daniel disse:

    Se a ANIMAL não tivesse existido, a CIRCO era fácil a melhor revista de HQ do Brasil. O Luis Gê é um cara muito foda, e a revista era dele. Mas a ANIMAL existiu, e não era só a melhor revista de HQ do Brasil, era uma das melhores do mundo.

    Tinha um numero especial da CIRCO só com coisa do Laerte que era uma maravilha. Foi a primeira que comprei, na época que saiu na banca, mas era a última que publicaram. Depois passei uns anos garimpando as outras em sebos e bancas de usados. Consegui completar :¬] !!!

    A ANIMAL eu lia emprestado e até hoje, 20 anos depois, ainda nao consegui completar a coleção garimpando em sebos. Sem contar que não ter comprado as revistas quando sairam na banca é um arrependimento que vou carregar comigo pro resto da vida.

    A feirinha da Benedito Calixto costuma ter umas CIRCO perdidas, numa barraca mais perto da Teodoro.

  15. gabriel disse:

    cara,essas revistas são ouro puro,e vi muito nego aqui citando a revista ANIMAL,eu li algumas,dei muitas risadas com as histórias do edmundo o porco,era um porco que engordava as porcas pra irem pro abate,vivia sempre magro,e só fazia merda,era tosco,trash mas engraçado!!!!!!!

  16. Camafunga disse:

    Queria te agradecer, graças a este post lembrei de minha coleção que estaria guardada há anos em um local qualquer na casa dos meus pais. Surpresa, encontrei todos os exemplares publicados, intactos, em uma caixa junto com a coleção completa do ” Groo – o Errante” do Sérgio Aragonés.
    Obrigado, mas infelizmente não vou me desfazer deles.
    Abraços!

  17. Angelo disse:

    Achei as minhas! Não tenho certeza, mas acho que é a coleção completa, do nº 1 ao 8, em bom estado, apenas a nº 3 com a capa solta. Penso em vender (com dor no peito!) pois estou mudando meu escritório para um espaço menor. Alguém se interessa?

  18. Andre Marx disse:

    Vc ja deve ter conseguido, MAS…
    http://www.4shared.com/folder/EBskNdnD/revista_circo.html