Ecosssistema Singles: Carreira musical no exterior

ecossistema-carreira-exterior

Em mais uma edição dos Ecossistema Singles, convidei o Andre Bourgeois, que gerencia as carreiras nacionais e internacionais dos artistas como Chico César, Céu, Bixiga 70 e Maria Gadu, para falar sobre o momento certo para se começar a tentar uma ponte com o mercado internacional. O curso acontece no dia 4 de outubro no Espaço Cult, também contará com a minha presença e suas inscrições podem ser feitas no site do Espaço Cult.

Em que ponto da carreira um músico pode começar a pensar em atingir o mercado exterior? O mercado estrangeiro é receptivo à música que vem do Brasil? Quais as principais diferenças entre o mercado de shows brasileiro e o internacional? Quais diferenças entre os mercados europeu e norte-americano? E a América Latina? Num mundo cada vez mais globalizado, a possibilidade de estender uma carreira em outros mercados é cada vez mais real e possível, permitindo que até mesmo artistas iniciantes e de nicho consigam se estabelecer internacionalmente sem precisar do apoio de corporações e multinacionais. O empresário André Bourgeois, responsável pelas carreiras de Céu e Chico César, explica quais são os primeiros passos que qualquer artista precisa dar para chegar ao mercado internacional.

1) Conhecendo os limites
– Por que ninguém precisa de música brasileira no mercado estrangeiro
– Mutação do mercado de música popular no século 21

2) Historia sucinta da música brasileira no exterior: De Carmen Miranda a Cansei de Ser Sexy

3) Entendimento das estratégias de exportação
– Como funciona a relação do mercado de música do exterior com a música brasileira
– Quem são os principais profissionais neste mercado
– As diferenças entre os mercados
– Como o Brasil é visto no exterior
– Transição da antiga para a nova economia da música

4) Planejamento
– Pensar em uma carreira que inclua o mercado estrangeiro
– Principais desafios
– A importância das redes e dos contatos

5) Estratégias para exportação em 2017
– Principais tendências
– Lendas urbanas e erros comuns

O Ecossistema Singles é a versão de um dia, um assunto e um tema do curso Ecossistema da Música, que fala sobre as transformações que o meio digital provocou no mercado fonográfico, seus dilemas e soluções.

Ecossistema singles: Assessoria de imprensa para música 2016

ecossistema-assessoria

E a versão singles do curso Ecossistema da Música no Espaço Cult tem mais uma edição de seu curso sobre assessoria de imprensa para quem trabalha com música, com a minha querida amiga Mariana “Piky” Candeias, no próximo dia 30 de agosto. A Piky já passou pela MTV, Warner, Abril Music, Trama, Deck e hoje segue carreira solo à frente de seu escritório Batucada Comunicação. Segue a ementa do curso:

Divulgação e assessoria de imprensa para música

O curso tem como objetivo oferecer as ferramentas necessárias para que o aluno possa fazer um bom planejamento de divulgação, levando em conta não só os grandes veículos, mas também as redes sociais e internet. A situação da mídia atual e do mercado de música serão os principais pontos explorados nas aulas.

1) O novo ecossistema da mídia e o artista do século 21

Qual a situação da música na midia de hoje? Qual a diferença do impacto da divulgação nos veículos tradicionais, na internet e nas redes sociais? Onde estão, hoje, os formadores de opinião?

● A importância dos veículos tradicionais
● Como utilizar a internet e mídias sociais
● Qual é o papel dos blogs
● Como abordar um formador de opinião
● Qual jornalista tem a ver com que tipo de trabalho

2) O passo a passo da divulgação

Qual o momento certo de um artista ter um assessor de imprensa? Como começar a divulgar um artista na imprensa musical? Há um cronograma básico?

● A hora de começar a divulgação
● Como abordar o jornalista
● A importância de um release
● O CD como cartão de visita
● O papel das fotos de divulgação
● Como divulgar shows e lançamentos

O curso pode ser feito tanto por quem quer divulgar o seu próprio trabalho quanto para quem quer aprender mais sobre essa vertente da comunicação neste novo século. As inscrições podem ser feitas lá no site do Espaço Cult.

Ecossistema da Música – Distribuição Total: física e digital

mauriciobussab

No próximo dia 23 de maio continuamos com a temporada dos cursos singles do Ecossistema da Música, curso que ministro no Espaço Cult, na Vila Madalena, aqui em São Paulo. O assunto desta edição distribuição – tando de discos físicos quanto digitais – e para dar a aula eu chamei o Maurício Bussab, sócio da Tratore, para explicar como funciona o mercado de discos no Brasil em 2016. Vamos falar sobre streaming, download, vinil, CD e as formas para conseguir chegar em diferentes públicos. A aula Distribuição Total é uma versão de um dia dos cursos do Ecossistema da Música, que radiografam as mudanças constantes do mercado musical neste século. As inscrições podem ser feitas no site do Espaço Cult.

O curso tem a seguinte ementa:

Uma aula sobre a distribuição física e digital para quem quer fazer sua gravação chegar a diferentes públicos, com diferentes hábitos de consumo. Falaremos das mudanças no mercado fotográfico a partir da chegada da internet e como evoluíram as diferentes formas de se ouvir música digitalmente, do download ao streaming e da mudança do modelo de produto para o modelo de serviço. Serão discutidos os seguintes temas:

– Como fazer para estar em todos os lugares no cenário de hoje;
– Quais são as estratégias de distribuição que mais funcionam hoje;
– Se ainda vale a pena fabricar CDs;
– Se streaming é apenas para divulgação ou se é uma fonte de renda;
– Quais plataformas estão disponíveis no mercado brasileiro e as diferenças entre os tipos de serviço;
– Como funcionam os direitos autorais nestas plataformas;
– Como funciona a sincronização;
– O papel do download gratuito;
– A hora de se prensar um vinil.

A aula será ministrada por Maurício Bussab, da distribuidora Tratore, e é uma versão single do curso Ecossistema da Música, criado pelo jornalista Alexandre Matias e pelo Espaço Cult.

O Ecossistema da Música em 2016

assessoria-gerenciamento

Enquanto não agendamos a próxima etapa do curso completo Ecossistema da Música no Século 21, começamos 2016 com a versão compacta do curso, em duas aulas já consagradas: dia 19 de janeiro tem o curso da Helô Aydar sobre gerenciamento de carreira musical e no dia 18 de fevereiro, a Mariana “Piky” Candeias fala sobre o trabalho de assessoria de imprensa para música. Os dois cursos acontecem apenas em um dia, das 20h às 22h, no Espaço Cult, na Vila Madalena, em São Paulo. E as inscrições podem ser feitas pelo próprio site do Cult: neste link você se inscreve no curso da Helô, dia 19 de janeiro, e neste no curso da Piky, dia 18 de fevereiro.

Hoje: O Ecossistema da Música com Tulipa Ruiz

tulipa-cult

Tulipa Ruiz é a primeira artista convidada para a edição Singles do Ecossistema da Música, que acontece nesta quinta, no Espaço Cult. A aula de hoje é uma versão reduzida do curso que coordeno no Espaço e que vai para sua quarta edição no início do ano que vem. Tulipa é uma das artistas brasileiras que melhor entendeu a internet e ela compartilha sua experiência, falando sobre os dilemas e os prazeres do artista na era digital, que ao mesmo tempo que tem um contato direto com seu público, tem que assumir o papel de empreendedor. As inscrições podem ser feitas no site do Espaço Revista Cult e esta é a ementa do curso:

Como aliar criação e produção artística

A chegada da internet mudou completamente o mercado de música reconfigurando completamente os hábitos de fruição e de consumo de música, obrigando a todos os diferentes agentes deste meio a se reinventar para encaixar-se neste novo cenário. Mas ninguém foi mais abalado do que o artista – ponto central da produção musical que, de repente, se viu obrigado a lidar com questões que antes ficavam com a gravadora, o produtor e o empresário. Mais do que ponto de partida e de chegada de um processo comercial, o artista hoje é o principal veículo da própria obra, pelo simples fato de estar em contato mais intenso com seu público graças às facilidades do mundo digital.

E na versão brasileira deste cenário, Tulipa Ruiz é uma das artistas que melhor soube encarar o desafio do empreendedorismo aliado à produção artística, participando e atuando diretamente em todas as decisões sobre sua carreira. E ela é a primeira artista convidada a participar do curso Ecossistema Singles – versão de aula única do curso O Ecossistema da Música no Século 21, ministrado pelo jornalista Alexandre Matias, do site Trabalho Sujo, no Espaço Cult. Durante a aula, Matias conduz a conversa com Tulipa, que além de contar as importantes decisões feitas durante sua carreira, explica as lições que tirou neste processo e como as aplicou em outras ocasiões.

O curso abordará as seguintes faces da carreira da artista:

1) Lançamento da carreira

– Qual priorizar: show ou gravação?

– O início da formação do público

– Como entrar no circuito de shows

– Como gravar suas músicas do jeito certo

– Como lançar os primeiros materiais para o público

– Quando é preciso ter um empresário

– Qual é a melhor hora de lançar um disco

2) O disco

– Os passos anteriores ao lançamento do disco

– Como lançar um disco

– Como distribuir um disco

– Como fazer o disco ser ouvido

– CD, vinil, streaming, YouTube, download gratuito – como utilizar os meios digitais neste lançamento

– O papel do show de lançamento do primeiro disco

3) Vida na estrada

– A importância da fidelização do público

– Como divulgar um show em tempos de internet.

– É possível fazer uma turnê pelo Brasil apenas com um disco?

– O que fazer com os registros feitos pelos fãs durante os shows

– Como é o contato com os fãs depois dos primeiros shows

4) Alçar maiores voos

– O que fazer quando o período do disco e dos shows termina

– Como reter a atenção do público de um artista nessa avalanche de informações atuais

– Como lidar com a mídia tradicional e com as mídias sociais

5) Consolidação profissional

– O artista tem que ser empreendedor no século 21?

– A necessidade de entender todos os desdobramentos do mercado relacionado à sua carreira

As inscrições estão no finzinho e ainda e podem ser feitas no site do Espaço Cult.

O Ecossistema da Música com Tulipa Ruiz

tulipa-cult

A querida Tulipa Ruiz é a primeira artista convidada da versão Ecossistema Singles do curso O Ecossistema da Música no Século 21 que coordeno lá no Espaço Cult. Tulipa é uma das artistas brasileiras que melhor entendeu a internet e ela compartilha sua experiência em uma conversa comigo no dia 8 de outubro, no Espaço Cult, na Vila Madalena, em São Paulo. Durante a aula, ela falará sobre os dilemas e os prazeres do artista na era digital, que ao mesmo tempo que tem um contato direto com seu público, tem que assumir o papel de empreendedor. As inscrições podem ser feitas no site do Espaço Revista Cult e a ementa do curso vem a seguir:

Como aliar criação e produção artística

A chegada da internet mudou completamente o mercado de música reconfigurando completamente os hábitos de fruição e de consumo de música, obrigando a todos os diferentes agentes deste meio a se reinventar para encaixar-se neste novo cenário. Mas ninguém foi mais abalado do que o artista – ponto central da produção musical que, de repente, se viu obrigado a lidar com questões que antes ficavam com a gravadora, o produtor e o empresário. Mais do que ponto de partida e de chegada de um processo comercial, o artista hoje é o principal veículo da própria obra, pelo simples fato de estar em contato mais intenso com seu público graças às facilidades do mundo digital.

E na versão brasileira deste cenário, Tulipa Ruiz é uma das artistas que melhor soube encarar o desafio do empreendedorismo aliado à produção artística, participando e atuando diretamente em todas as decisões sobre sua carreira. E ela é a primeira artista convidada a participar do curso Ecossistema Singles – versão de aula única do curso O Ecossistema da Música no Século 21, ministrado pelo jornalista Alexandre Matias, do site Trabalho Sujo, no Espaço Cult. Durante a aula, Matias conduz a conversa com Tulipa, que além de contar as importantes decisões feitas durante sua carreira, explica as lições que tirou neste processo e como as aplicou em outras ocasiões.

O curso abordará as seguintes faces da carreira da artista:

1) Lançamento da carreira

– Qual priorizar: show ou gravação?

– O início da formação do público

– Como entrar no circuito de shows

– Como gravar suas músicas do jeito certo

– Como lançar os primeiros materiais para o público

– Quando é preciso ter um empresário

– Qual é a melhor hora de lançar um disco

2) O disco

– Os passos anteriores ao lançamento do disco

– Como lançar um disco

– Como distribuir um disco

– Como fazer o disco ser ouvido

– CD, vinil, streaming, YouTube, download gratuito – como utilizar os meios digitais neste lançamento

– O papel do show de lançamento do primeiro disco

3) Vida na estrada

– A importância da fidelização do público

– Como divulgar um show em tempos de internet.

– É possível fazer uma turnê pelo Brasil apenas com um disco?

– O que fazer com os registros feitos pelos fãs durante os shows

– Como é o contato com os fãs depois dos primeiros shows

4) Alçar maiores voos

– O que fazer quando o período do disco e dos shows termina

– Como reter a atenção do público de um artista nessa avalanche de informações atuais

– Como lidar com a mídia tradicional e com as mídias sociais

5) Consolidação profissional

– O artista tem que ser empreendedor no século 21?

– A necessidade de entender todos os desdobramentos do mercado relacionado à sua carreira

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas aqui.

Hoje é dia de ecossistema singles: Assessoria de imprensa

ecossistema-assessoria

Nesta quinta é dia de mais mais uma edição da versão Singles do curso Ecossistema da Música, que coordeno no Espaço Cult. Filhote do curso O Ecossistema da Música no Século 21, a versão “single” das semanas de imersão no mercado da musica foca em apenas um assunto, com um único professor e em apenas um dia. A aula de hoje novamente é com a Piky deu de assessoria de imprensa no primeiro semestre. As inscrições podem ser feitas no site do Cult. Mariana “Piky” Candeias, grande amiga e profissional de primeira, já trabalhou com MTV, Warner, Abril Music, Trama, Deck e hoje segue carreira solo à frente de seu escritório Batucada Comunicação. E ela vem dividir sua experiência numa aula direta, concisa e super alto astral – como é a Piky. Segue a ementa do curso:

Divulgação e assessoria de imprensa para música

O curso tem como objetivo oferecer as ferramentas necessárias para que o aluno possa fazer um bom planejamento de divulgação, levando em conta não só os grandes veículos, mas também as redes sociais e internet. A situação da mídia atual e do mercado de música serão os principais pontos explorados nas aulas.

1) O novo ecossistema da mídia e o artista do século 21

Qual a situação da música na midia de hoje? Qual a diferença do impacto da divulgação nos veículos tradicionais, na internet e nas redes sociais? Onde estão, hoje, os formadores de opinião?

● A importância dos veículos tradicionais
● Como utilizar a internet e mídias sociais
● Qual é o papel dos blogs
● Como abordar um formador de opinião
● Qual jornalista tem a ver com que tipo de trabalho

2) O passo a passo da divulgação

Qual o momento certo de um artista ter um assessor de imprensa? Como começar a divulgar um artista na imprensa musical? Há um cronograma básico?

● A hora de começar a divulgação
● Como abordar o jornalista
● A importância de um release
● O CD como cartão de visita
● O papel das fotos de divulgação
● Como divulgar shows e lançamentos

O curso pode ser feito tanto por quem quer divulgar o seu próprio trabalho quanto para quem quer aprender mais sobre essa vertente da comunicação neste novo século. As inscrições podem ser feitas lá no site do Espaço Cult. Ou na hora, no próprio Espaço, que fica na Rua Aspicuelta, 99, na Vila Madalena, em São Paulo.

Ecossistema singles: Assessoria de imprensa para música

ecossistema-assessoria

Vamos a mais uma edição da versão Singles do curso Ecossistema da Música, que coordeno no Espaço Cult. Filhote do curso O Ecossistema da Música no Século 21, a versão “single” das semanas de imersão no mercado da musica foca em apenas um assunto, com um único professor e em apenas um dia. E no início do próximo mês, dia 10 de setembro, repetimos a aula que a Piky deu de assessoria de imprensa no primeiro semestre. As inscrições podem ser feitas no site do Cult. Mariana “Piky” Candeias, grande amiga e profissional de primeira, já trabalhou com MTV, Warner, Abril Music, Trama, Deck e hoje segue carreira solo à frente de seu escritório Batucada Comunicação. E ela vem dividir sua experiência numa aula direta, concisa e super alto astral – como é a Piky. Segue a ementa do curso:

Divulgação e assessoria de imprensa para música

O curso tem como objetivo oferecer as ferramentas necessárias para que o aluno possa fazer um bom planejamento de divulgação, levando em conta não só os grandes veículos, mas também as redes sociais e internet. A situação da mídia atual e do mercado de música serão os principais pontos explorados nas aulas.

1) O novo ecossistema da mídia e o artista do século 21

Qual a situação da música na midia de hoje? Qual a diferença do impacto da divulgação nos veículos tradicionais, na internet e nas redes sociais? Onde estão, hoje, os formadores de opinião?

● A importância dos veículos tradicionais
● Como utilizar a internet e mídias sociais
● Qual é o papel dos blogs
● Como abordar um formador de opinião
● Qual jornalista tem a ver com que tipo de trabalho

2) O passo a passo da divulgação

Qual o momento certo de um artista ter um assessor de imprensa? Como começar a divulgar um artista na imprensa musical? Há um cronograma básico?

● A hora de começar a divulgação
● Como abordar o jornalista
● A importância de um release
● O CD como cartão de visita
● O papel das fotos de divulgação
● Como divulgar shows e lançamentos

O curso pode ser feito tanto por quem quer divulgar o seu próprio trabalho quanto para quem quer aprender mais sobre essa vertente da comunicação neste novo século. As inscrições podem ser feitas lá no site do Espaço Cult.

Ecossistema Singles e o Novo Mercado da Música

ecossistema-2015-agosto

Eis mais uma aula com um assunto, um professor e um tema que sai da da grade do Ecossistema da Música no Século 21 para ganhar vida própria: desta vez é João Marcello Bôscoli, da Trama, que conta a transição do analógico para o digital do ponto de vista das gravadoras, que perderam o fio da meada para deixar isso na mão da internet. A aula “O novo mercado da música” acontece no próximo dia 20 de junho no Espaço Cult, em São Paulo, e vai tratar do seguinte:

Como a queda da indústria do disco e a ascensão da internet renovou o interesse do público.

A digitalização da música nos anos 80 aumentou a massificação dos lucros das gravadoras, que perderam o vínculo afetivo com o público e passaram a tratá-lo como mero consumidor. Quando a internet renovou o interesse emocional pela música, surgiram brechas para novas iniciativas musicais que retomaram a paixão pela música como algo que faz parte da vida das pessoas e não mera trilha sonora.

– O que eram as gravadoras

– O que aconteceu com as gravadoras nos anos 80

– A invenção do CD, a maximização dos lucros e o início da pirataria física

– As majors: o auge da indústria fonográfica

– A invenção do MP3 e a chegada do Napster

– A popularização massiva da web e o download ilegal

– O papel da Apple e o iPod

– As redes socias

– A invenção do YouTube

– Os aplicativos de streaming

Participo da aula apresentando e mediando a conversa, cujas inscrições podem ser feitas aqui.

Na pauta do Ecossistema da Música, gerenciamento de carreira

Gerenciamento de carreira musical 1

Nesta quinta-feira acontece o segundo curso do Ecossistema Singles, a versão do curso Ecossistema da Música no Século 21 em que eu convido um professor para dar uma aula em uma noite sobre um assunto só – ao contrário do curso completo do Ecossistema em que converso com duas pessoas por dia durante duas semanas consecutivas. E depois da ótima aula sobre assessoria de imprensa com a Piky, chamei a Helô Aidar, da Ponmelo Produções Artísticas, que cuida das carreiras do Arnaldo Antunes, Tom Zé e Tulipa Ruiz, para falar sobre como gerir uma carreira de um artista de música, principalmente os primeiros passos. O curso acontece quinta dia 25 e as inscrições estão quase no fim lá no site do Espaço Cult.

Gerenciamento de carreira musical

O curso tem como objetivo mostrar o que é necessário para se gerir uma carreira musical do ponto mercadológico e econômico.

1) A produção é a alma do negócio

Como funciona o trabalho feito a partir da concepção da obra musical e qual é o papel de cada profissional nesta nova etapa da carreira do artista.

● O que é produção?
● A necessidade de se ter um produtor
● A dificuldade em se autoproduzir
● As diferenças entre RP, assessor de imprensa, produção na estrada e venda de shows

2) A consolidação de uma carreira

Como fazer o trabalho persistir? Como firmar um cenário que permita que o artista continue lançando discos e fazendo seus shows com alguma constância?

● Como lançar um artista atualmente
● Mídia física ou digital?
● Download gratuito: uma faca de dois gumes?
● Lançar-se no exterior
● A formalização da profissão e a criação de uma empresa

Depois do sucesso dos cursos O Ecossistema da Música no Século 21, o jornalista Alexandre Matias e o Espaço Revista Cult vêm apresentar um novo formato para quem quer entender as transformações no mercado na música. A versão Singles do curso Ecossistema traz aulas dadas em um dia por um professor, sempre com foco em uma determinada área.

As inscrições podem ser feitas lá no site do Espaço Cult.