De volta a Smokers Delight

nightmaresonwax

George Eveyln já misturava funk, soul, reggae, hip hop e jazz em suas discotecagens na noite inglesa e arriscou levar aquela mistura em composições próprias no ótimo A World of Science, que lançou em 1991 sob o nome artístico Nightmares on Wax, num dos primeiros discos lançados pela gravadora Warp. Quatro anos depois, ele aperfeiçoou aquela mistura e ao lado de uma banda composta por Chris Dawkins na guitarra, Robin Taylor-Firth nos teclados, Hamlet Luton no baixo e Shovell na percussão e lançou um dos principais discos da história do trip hop, desbravando uma fronteira que misturava jazz funk com maconha que o Massive Attack abandonou logo após seu disco de estreia.

smokersdelight-

Smokers Delight, lançado em 1995, é dessas obras-primas atemporais, a principal abordagem hip hop do gênero iniciado em Bristol pelo Massive Attack e pelo Portishead. Ao trabalhar com samples e trechos de outras músicas como pontos de partida de suas faixas, Evelyn ampliava o horizonte do mundo do rap para além do texto, conversando imediatamente com outros DJs que faziam isso em outros pontos do planeta no fim do século vinte, como DJ Shadow em Los Angeles, DJ Cam em Paris, o Company Flow em Nova York, Q-Bert e Dan the Automator em São Francisco, Rob Swift na Inglaterra e os Avalanches na Austrália, pioneiros que cultivaram o terreno que, na década seguinte, viu nascer carreiras de nomes como J Dilla, Madlib, RJD2, Flying Lotus, K Def, The Alchemist, entre muitos outros.

Pois o disco ressurge 25 anos depois em versão comemorativa em vinil que será relançada em abril (já em pré-venda) e que traz faixas extras inspiradas no disco original, reunida sob o nome de Sonic Buds. Além de duas músicas inéditas (“Aquaself” e “Let’s Ascend”, ouça esta a seguir), ainda há uma versão remixada para “Dreddoverboard” bem como uma versão ao vivo para “Nights Introlude” gravada em Chicago, nos EUA, em 2014.

smokersdelight

“Nights Introlude”
“Dreddoverboard”
“Pipes Honour”
“Me + You”
“Stars”
“Wait a Minute/Praying For A Jeepbeat”
“Groove St.”
“Time (To Listen)”
“(Man) Tha Journey”
“Bless My Soul”
“Cruise (Don’t Stop)”
“Mission Venice”
“What I’m Feelin (Good)”
“Rise”
“Rise (Reprise)”
“Gambia Via Vagator Beach”

‘Sonic Buds’
“Aquaself”
“Let’s Ascend”
“Dreddoverboard (Funk Mix)”
“Nights Introlude (Live In Chicago)”

Você pode gostar...