De volta à Bahia…

forummusicamercadotecnologia.gif


MELODIA SUSTENTÁVEL
música em todos os ouvidos
Fórum discute os novos rumos da música na Bahia e no Brasil

A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), através do Projeto Novembro – Música em Todos os Ouvidos, promove entre os dias 30/11 e 2/12 o Fórum de Música, Mercado e Tecnologia. O encontro, que acontece no prédio do Instituto Cultura Brasil Alemanha (ICBA), das 9h às 18h, é mais uma oportunidade para discutir a realidade do segmento com músicos, estudantes, pesquisadores e profissionais de diversos setores ligados à proposta. Na programação, oficinas (com o máximo de 30 integrantes), palestras e realização de pocket Shows. As inscrições serão feitas no local, gratuitamente, a partir das 8h do dia 30/11.

Entre outros nomes, o evento contará com a participação do cantor e compositor Lucas Santana, da cantora Mariela Santiago, do diretor da distribuidora independente Tratore Maurício Bussab e do advogado especialista em direitos autorais e novas tecnologias Caio Mariano. Também estarão presentes produtores fonográficos, produtores executivos, juristas da área da Propriedade Intelectual, desenvolvedores de tecnologia na área da cultura mídia e representantes de selos e gravadoras e produtores de festivais.

Gilberto Monte, da Diretoria de Música da FUNCEB, acredita que o ponto principal do Fórum está na troca de informações que amplia as percepções da realidade musical na atualidade. “Todo músico é, antes de tudo, empreendedor. Existe uma necessidade indiscutível de conhecer a área que se está atuando e o fórum vai contribuir muito nesse sentido. Muitas vezes, as iniciativas individuais acabam se encaminhando para focos errados por falta dessa compreensão, de como esse contexto específico se organiza”. Gilberto aponta ainda a questão da coletividade como base elementar no processo de organização da categoria. “É fundamental que o músico entenda e se aproprie da força do processo coletivo; entenda que ele faz parte de uma rede, que não é único”, conclui.

FACILITADORES – Integrando a mesa de discussão, com o tema Organização do Mercado Independente, Músicos, Festivais e Selo, o jornalista, DJ e produtor Luciano Matos acredita que a grande contribuição do Fórum é proporcionar a troca de experiência entre os participantes. “Essas informações partilhadas são de grande benefício para os músicos da cidade. A gente já deu passos significativos nas produções independentes e precisamos falar dessa força, a partir da realidade de cada um”, explica.

Caio Mariano, advogado e membro do coletivo de arte colaborativa (Re:combo), também estará em uma das mesas com o tema Música, Produção e Distribuição. Especialista em direitos autorais, Mariano sinaliza para as mudanças sociais que interferem no fazer musical. “O comportamento e o consumo de bens materiais mudam gradativamente, também no que se refere à realidade musical. Daí a importância de trazer informações sobre essas transformações”, explica.

O FOCO – O programa abordará temas como o mercado fonográfico tradicional e sua falência; os novos modelos de negócio; divulgação; cultura do MP3; o músico e as novas possibilidades do mercado e as novas tecnologias (internet e telefonia móvel). Tudo através de discussões relevantes para a abrangência da pratica musical nas áreas de contratos, arrecadação de direitos autorais, papel das editoras, ecad e licenças para flexibilização de uso.

Além de fomentar o mercado da música no Estado, o evento colabora ainda com a preparação da Feira Música Brasil (MINC – Recife – 2008), com o estimulo e debate sobre o mercado da música, com a qualificação de músicos e produtores e com ações para o exercício da sustentabilidade.

sexta-feira
30/11

9-12h

Oficina:
Propriedade e Gestão de Direitos Autorais na Música

Facilitador:
Pedro Paranaguá
(Fundação Getúlio Vargas – FGV)

14-16h

Mesa:
Organização do Mercado Independente, Músicos, Festivais e Selos

Participantes:
Reinaldo Pamponet (Eletrocooperativa), Gilberto Monte (Funceb), Luciano Matos (Nave, Elcabong, Baile Esquema Novo)

16-18h

Mesa:
Mercado de música na Bahia: o desafio da profissionalização
Participantes:
Núcleo de Pesquisa e Práticas em Gestão Autoral

Pocket Show:
Reinaldo Santiago,ldson Galter, Marcelo Galter e Jurandir Santana.

sábado
1º/12

9-12h

Oficina:
Propriedade e Gestão de Direitos Autorais na Música
Facilitador:
Caio Mariano (FGV)

14-16h

Oficina:
Como apresentar sua produção musical e fazer divulgação
Facilitadores:
Alex Antunes (Rolling Stone) e Mônica Castilho (Kalymnos Artists Management)

16-18h

Mesa:
A Crise da Indústria Fonográfica, Internet, Mp3 e o momento atual

Participantes:
Alexandre Matias (Editor Assistente do Caderno Link Estadão), Gilberto Monte (Funceb), Messias Bandeira (bitmedia)

Pocket Show:
Mariella Santiago

domingo
02/12

9-12h

Oficina:
Propriedade e Gestão de Direitos Autorais na Música

Facilitador:
Pedro Paranaguá (FGV)

14-16h

Oficina:
Como apresentar sua produção musical e fazer divulgação
Facilitadores:
Alex Antunes (Rolling Stone) e Mônica Castilho (Kalymnos Artists Management)

16-18h

Mesa:
Música Produção e Distribuição

Participantes:
Lucas Santtana (Diginois), Arto Lindsay (músico e produtor musical), Caio Mariano (KCP)

Pocket Show:
Ramiro Musotto

SERVIÇO:

Quando: De 29/11 a 2/12, das 9h às 18
Quanto: Grátis
Inscrições: dia 30/11, a partir das 8h – no ICBA.
Onde: Instituto Göethe (ICBA)
Avenida Sete de Setembro, 1809 – Corredor da Vitória
Tel. (71) 3337 0120

Realização: Diretoria de Música da FUNCEB

Você pode gostar...