Criolo plagiador?
Às vésperas do lançamento do terceiro disco de Criolo, a Billboard brasileira levanta uma lebre que já corria nos recantos da internet: de que algumas músicas do segundo disco do rapper, o aclamado Nó na Orelha, seriam plágio de outras canções. Segue abaixo uma relação com três músicas que teriam “influenciado” as composições de Criolo, compare:
Essa da Clara Nunes…
…seria a base para “Linha de Frente”.
O piano dessa versão que a mesma Clara fez para “Sabiá”, de Luiz Gonzaga…
…aparece como a base de “Subirusdoistiozin”:
Essa “Selametaye Yederes”, do cantor Tlahoun Gessesse…
…seria a base para “Lion Man”:
Não custa lembrar que tanto Criolo quanto seu produtor Daniel Ganjaman vieram do hip hop, onde há a tradição de usar bases alheias para criar músicas novas (uma prática comum antes da música começar a ser gravada). Mas custa creditar?
Sempre tive o Criolo no mais alto respeito. Parece que eles escorregaram ao não creditar os artistas nesses samples. O cara nunca deu nenhuma declaração sobre o assunto?