Cinco Perguntas Simples: Rodrigo Gorky

1) O disco (como suporte físico) acabou?
Em 1996, quando você ia a uma loja e acabava com sua mesada – em 96 eu tinha 15, vai! -, o disco tinha o ‘grande objetivo’ de ser escutado a qualquer hora e também por questões afetivas… Dez anos depois e o disco perdeu completamente esse propósito, hoje em dia é muito mais ‘item de colecionador’ do que uma maneira a mais da banda/artista ser escutado.

2) Como a música será consumida no futuro? Quem paga a conta?
Acho que nesse mesmo caminho que estamos trilhando – MP3s à solta, CDs pirata a preço de banana – especialmente aqui no Brasil – o que percebi lá fora é que existe um mercado pra pagar 99c por um mp3… E acho que a autonomia das pessoas pra ouvir a música do jeito que ela quer vai aumentar – você faz o download das partes da música em trilhas separadas (ou compra essas partes, como no u-myx) e monta do jeito que quiser.
Isso quebra bastante aquela barreira entre os artistas e os consumidores e atrás do mp3, é a melhor coisa que apareceu na indústria da música. E quem paga a conta ? Acho que fica pendurada ali no caixa das gravadoras que não conseguem se adaptar a tudo isso…

3) Qual a principal vantagem desta época em que estamos vivendo?
De novo, a palavra é autonomia – você como artista pode conseguir o reconhecimento de um modo extremamente fácil e você como consumidor perde toda a parte burocrática de 10, 20 anos atrás.

4) Que artista voce só conheceu devido às facilidades da época em que estamos vivendo?
Acho que tudo que tenho escutado nos últimos anos tem sido por essas facilidades! A preguiça aliada à facilidade de abrir o soulseek e baixar o disco daquela banda que você viu nos arquivos do seu amigo que só escuta coisa legal é a grande culpada.

5) O estado da indústria da música atual já realizou algum sonho seu que seria impossível em outra época?
Com certeza! Quando que ia imaginar, por exemplo, ter as acapellas da maioria das coisas que gosto? E conseguir ouvir um preview do disco vindo diretamente daquela banda que você gosta? Ouvir o show do Daft Punk no dia seguinte, sem ter estado lá?

O Gorky é DJ do Bonde do Rolê

Você pode gostar...