BNegão 2015: “Energia que nunca se extingue”

bnegao-2015

BNegão e seus Seletores de Frequência preparam-se para sua terceira fase com o lançamento do disco TransmutAção, que começa a ser mostrado ao público, com a faixa “100% (No Momento)” (que já está pra download no site do projeto Natura Musical). “TransmutAção é um disco diferente dentro da nossa carreira”, me explicou o Bernardo, “onde a percussão, os tambores assumem um papel de protagonista, jogando de igual pra igual, com a banda. Neste novo trabalho, acho que os arranjos de metais deram um passo além, também. Fora isso, voltamos à ter também algumas intervenções eletrônicas, que havíamos abandonado no nosso segundo álbum.” A atual formação dos Seletores inclui Bernardo, Pedro Selector (trompete e voz), Fábio Kalunga (baixo), Robson Riva (bateria e voz) e Fabio Moreno (guitarra e voz).

Produtor do próprio disco, Bernardo conta que algumas músicas foram mixadas pelo Mário Caldato (ex-produtor dos Beastie Boys e velho conhecido do BNegão dos tempos do Planet Hemp) e outras pelo coletivo carioca Digitaldubs. “Os assuntos seguem sendo o dia-a-dia, do ponto de vista da matéria, da mente e do espiríto – em se tratando do ser humano, não vejo como dissociar estas três coisas.”

E ele explica porque escolheu “100% (No Momento)” pra começar os trabalhos do novo disco. “Por ser uma das mais impactantes do disco, com os metais em brasa, característicos da banda, no calibre justo; uma cozinha pulsante e relevante e tudo mais que um som como esse tem direito. A maioria das letras que eu faço são, de alguma forma, sobre a caminhada do ser humano neste planeta, portanto tento escrever não apenas sobre o que se passa no Rio de Janeiro, mas também no Brasil e no mundo. A busca é sempre pela nossa essência. E, seguindo nessa batida, essa música tem tudo à ver com o momento atual do Brasil também, onde parece que as atitudes estão involuindo cada vez mais, com discursos e ações obscuras, nebulosas. A música é um chamado, uma convocação à mudança, à uma energia solar, à expansão da mente, da consciência e do pensamento. Acredito que a melhora de um espaço, de um lugar, vem primeiramente da nossa melhora, como indivíduos…resumindo: na minha singela opinião, sem reflexão e sem evolução, não há solução.”

Dá pra ouvir e baixar a música aqui.

Você pode gostar...